Política

Davi Alcolumbre manifesta apoio a Jaques Wagner e defende presunção de inocência

Presidente do Senado criticou julgamentos antecipados após operação da Polícia Federal que teve o líder do governo na Casa como alvo

Agência Senado 18/06/2026
Davi Alcolumbre manifesta apoio a Jaques Wagner e defende presunção de inocência
Davi Alcolumbre - Foto: © Foto / Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre, manifestou nesta quinta-feira (18) solidariedade ao líder do governo na Casa, senador Jaques Wagner (PT-BA), após operação da Polícia Federal que teve o parlamentar como alvo.

Alcolumbre afirmou que todos os cidadãos têm direito à presunção de inocência e criticou o que classificou como julgamentos antecipados de agentes públicos antes da conclusão dos processos judiciais.

— Meu apoio e minha solidariedade integral a um colega senador da República. Tenho a convicção de que, no decorrer do processo, as verdades do senador Jaques Wagner virão à tona.

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa em que o presidente do Senado anunciou o cancelamento da sessão do Congresso Nacional, prevista para esta quinta-feira.

A operação da Polícia Federal, realizada também nesta quinta, incluiu um mandado de busca e apreensão e integra as investigações sobre o Banco Master.

Polarização

Davi Alcolumbre reconheceu que investigações fazem parte do Estado Democrático de Direito, mas ressaltou que ninguém pode ser considerado culpado antes do trânsito em julgado, quando uma decisão judicial se torna definitiva e não cabe mais recurso.

— Todos neste país podem ser investigados, mas todos também têm de ter a presunção da inocência, sejam eles senadores ou deputados federais do PT ou do PL.

O presidente do Senado também afirmou que a polarização política contribui para reações distintas a operações judiciais, a depender do partido atingido. Segundo ele, parlamentares de esquerda e de direita costumam comemorar ações contra adversários políticos, comportamento que afirmou não endossar.

— Eu não comemoro nada contra a história de ninguém antes do trânsito em julgado de um processo.

Exposição pública

Alcolumbre criticou ainda a exposição pública de investigados antes do conhecimento do conteúdo dos respectivos processos. Ele destacou que muitas autoridades conseguiram comprovar sua inocência ao longo das investigações.

Para o presidente do Senado, há atualmente uma inversão do princípio constitucional da presunção de inocência.

— Todo mundo tem de ser inocente até que se prove o contrário. Mas está muito difícil, porque hoje está todo mundo culpado e condenado antes de ser julgado.

Além disso, após relatar preocupações apresentadas por advogados sobre dificuldades de acesso aos autos de investigações, Alcolumbre defendeu o respeito às garantias processuais, direitos destinados a assegurar um julgamento justo a qualquer pessoa.