Política
Senado analisará projeto com novas regras para o seguro rural
Texto aprovado na Câmara propõe juros menores, fundo público para subsídio e uso do seguro como garantia de crédito rural.
O Senado vai analisar o projeto de lei 2.951/2024, de autoria da senadora Tereza Cristina (PP-MS), que propõe mudanças significativas nos marcos legais do seguro rural. O texto prevê taxas de juros menores e prioridade em operações de crédito rural respaldadas pelo seguro, além de determinar que o prêmio do seguro seja subsidiado por um fundo financiado com recursos públicos.
A proposta foi aprovada pela Câmara dos Deputados com alterações, incluindo o detalhamento das cláusulas que permitem o uso do seguro rural como garantia em empréstimos rurais. Como o texto sofreu modificações, retorna ao Senado para nova análise.
O relator do projeto no Senado, senador Jayme Campos (União-MT), destacou que os parlamentares irão examinar cuidadosamente as mudanças feitas pela Câmara e buscar uma aprovação célere da matéria, para encaminhá-la à sanção presidencial. “O agro brasileiro precisa desse novo seguro rural para produzir mais, com mais qualidade e segurança”, afirmou o senador.
O projeto também regulamenta o fundo destinado à cobertura suplementar dos riscos de seguro rural, conhecido como Fundo Catástrofe. Apesar de previsto desde 2010 pela Lei Complementar 137/2010, o mecanismo não foi implementado devido à falta de regulamentação e de transportes regulares.
Segundo o texto, o fundo poderá ser composto por ações, imóveis e outros direitos da União, sendo administrado por uma pessoa jurídica com participação de garantias, resseguradoras, cooperativas e empresas do agronegócio. A proposta permite ainda que a administradora seja uma empresa pública, inclusive um banco federal.
Emendas da Câmara
O texto aprovado na Câmara, sob relatoria do deputado Pedro Lupion (Republicanos-PR), estabelece que o Poder Executivo definirá parâmetros mínimos de cobertura de riscos e cláusulas obrigatórias dos contratos, além da possibilidade de criação de subfundos com patrimônios segregados para atender demandas setoriais específicas.
O substitutivo também autoriza o remanejamento de recursos do Programa de Garantia da Atividade Agropecuária (Proagro) para a subvenção do seguro rural. Além disso, permite que recursos do fundo sejam utilizados para fortalecer bancos de dados sobre operações de seguro rural e o zoneamento de riscos agropecuários.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Dois homens são baleados por policial de folga durante 'brincadeira' de falso assalto em SP
-
4IMIGRAÇÃO
Agentes de imigração dos EUA matam motorista colombiano de 26 anos
-
5BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió