Política
Hermes Klann defende regulamentação do ensino domiciliar no Brasil
Senador destaca importância do PL 1.338/2022 para garantir segurança jurídica às famílias que optam pelo homeschooling.
O senador Hermes Klann (PL-SC), em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (26), defendeu uma regulamentação do ensino domiciliar no Brasil. Ao cobrar a aprovação do PL 1.338/2022 , projeto de lei que trata dessa modalidade educacional, ele afirmou que a medida pode proporcionar segurança jurídica às famílias que escolhem essa alternativa.
Segundo o senador, o ensino domiciliar — como também é chamado essa modalidade de ensino — já é adotado por diversas famílias brasileiras e não deve ser tratado como prática irregular ou abandono intelectual.
“A aprovação do PL 1.338, de 2022, não diminui a escola brasileira. Ao contrário, organiza uma realidade que já existe, retira famílias da insegurança jurídica, permite fiscalização adequada e substitui a clandestinidade pela transparência. O projeto oferece um compromisso razoável: de um lado, liberar a liberdade educacional das famílias; de outro, preservar o interesse público sobre a qualidade pedagógica, a proteção contra abusos e o desenvolvimento integral da criança”, argumentou Klann.
O senador também comentou o caso de uma família condenada por abandono intelectual no município de Jales, interior de São Paulo. Para ele, as famílias que optam pelo ensino domiciliar não podem ser tratadas como inimigas da educação.
"É profundamente injusto que famílias dedicadas possam ser submetidas à ameaça de condenações criminais. E não se pode chamar de abandono a presença diários de pais que leem com seus filhos, corrigem suas tarefas, ensinam matemática, história, língua portuguesa, ciências, músicas, artes e valores", declarou.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Dois homens são baleados por policial de folga durante 'brincadeira' de falso assalto em SP
-
4IMIGRAÇÃO
Agentes de imigração dos EUA matam motorista colombiano de 26 anos
-
5BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió