Política
Bittar critica atuação de ONGs e políticas ambientais na Amazônia
Senador afirma que preservação ignora realidade dos moradores e responsabiliza políticas ambientais por pobreza no Acre
Em pronunciamento no Plenário nesta segunda-feira (25), o senador Marcio Bittar (PL-AC) fez críticas à atuação de organizações não governamentais (ONGs) na Amazônia e destacou que o debate sobre uma região frequentemente desconsidera as condições de vida dos moradores locais.
Segundo Bittar, o modelo de preservação adotado nas últimas décadas restringiu atividades econômicas em terras indígenas e reservas extrativistas, sem apresentar alternativas de renda para a população. O senador ressaltou que projetos que autorizam atividades econômicas nessas áreas tramitam há anos no Congresso, mas não avançam.
— A métrica sempre é a quantidade de floresta em pé nos nossos estados, mas é muito raro você ver uma nota, uma matéria falando dos 28 milhões de brasileiros que moram na Amazônia. Há um domínio das ONGs na mídia brasileira, que esconde a realidade dura, cruel, de uma região que hoje virou a região mais pobre do Brasil — afirmou Bittar.
O parlamentar também criticou as gestões do Partido dos Trabalhadores (PT) no Acre e declarou que políticas ambientais defendidas pela ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva , desenvolvem para o empobrecimento do estado. Bittar citou indicadores de violência, pobreza e migração para outros estados.
— Nos 20 anos em que o PT governou o Acre, nós fomos o estado do Norte do Brasil que menos cresceu no PIB brasileiro. Perdemos para todos os outros estados do Norte. Quando terminou o governo do PT no Acre, 50,1% da população era pobre — destacou o senador.
Mais lidas
-
1INFRAESTRUTURA
Paulo Dantas anuncia triplicação da rodovia entre Maceió e Barra de São Miguel
-
2DIREITOS TRABALHISTAS
Quando começa a valer a escala 5x2?
-
3JULGAMENTO DO CASO HENRY BOREL
Filha de ex-namorada de Jairinho relata agressões sofridas na infância
-
4EDUCAÇÃO
Vestibular Unicamp 2027: confira os temas mais recorrentes na prova
-
5RESGATE NO LITORAL PAULISTA
Mulher resgatada após mais de 40 horas no mar recebe alta: 'Continuem orando pelo meu colega'