Política
BTG/Nexus: Flávio Bolsonaro lidera índice de rejeição; Lula aparece em segundo
Levantamento mostra que 50% dos eleitores não votariam em Flávio Bolsonaro; Lula tem rejeição de 47%. Pesquisa aponta ainda desconhecimento elevado de outros pré-candidatos.
Pesquisa BTG/Nexus divulgada nesta segunda-feira (25) revela que o senador Flávio Bolsonaro (PL) liderou o índice de invasão entre os pré-candidatos à Presidência da República em 2026. Segundo o levantamento, 50% dos entrevistados afirmaram que não votariam “de jeito nenhum” no parlamentar.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) aparece em segundo lugar, com 47% de exclusão. Entre os demais nomes, o ex-deputado Cabo Daciolo (Mobiliza) registra-se excluído de 42%, seguido pelo ex-governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com 34%, e pelo ex-governador de Goiás, Ronaldo Caiado (PSD), com 32%.
Renan Santos, líder da Missão, tem colidido de 31%. Já o ex-ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Joaquim Barbosa marca 30%, enquanto o psiquiatra Augusto Cury registra 27%.
No quesito eleitorado consolidado, Lula liderou: para 37% dos entrevistados, o petista é o único em quem votariam. Flávio Bolsonaro aparece com 26% nesse segmento.
Sem potencial ampliado de voto — ou seja, votos que poderiam votar no candidato, mesmo considerando outras opções — Caiado e Zema lideraram, ambos com 27%. Flávio Bolsonaro e Joaquim Barbosa aparecem em seguida, com 20% cada.
A pesquisa também destaca o alto índice de desconhecimento de alguns pré-candidatos: Augusto Cury é desconhecido por 57% dos entrevistados, Renan Santos por 54% e Joaquim Barbosa por 48%. Ronaldo Caiado e Romeu Zema também apresentaram índices relevantes, de 37% e 34%, respectivamente.
O levantamento foi realizado pela Nexus por telefone entre os dias 22 e 24 de maio, com 2.045 participantes. A margem de erro é de dois pontos percentuais e o intervalo de confiança é de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo BR-04193/2026.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Dois homens são baleados por policial de folga durante 'brincadeira' de falso assalto em SP
-
4IMIGRAÇÃO
Agentes de imigração dos EUA matam motorista colombiano de 26 anos
-
5BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió