Política

Brasil não é menor nem menos competitivo do que ninguém, diz Lula

Presidente destaca importância de centro tecnológico e investimento em pesquisa no Rio de Janeiro

23/05/2026
Brasil não é menor nem menos competitivo do que ninguém, diz Lula
Lula inaugura nova sede do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fiocruz, no Rio.

Ao inaugurar a nova sede do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou neste sábado (23) que a entrega reforça que o Brasil não é menor ou menos competitivo do que qualquer outro país.

“Esse centro tecnológico dá ao Brasil a certeza de que a gente não é menor do que ninguém, de que a gente não é menos competitivo do que ninguém. Basta a gente ousar, ter coragem e fazer.”

Segundo Lula, investir em pesquisa é fundamental, embora nem todos valorizem essa iniciativa. "Porque o resultado da pesquisa pode não ser positivo. Aí você pensa: ‘Joguei dinheiro fora’. Não. Você não encontraria petróleo se não fizesse pesquisa. Para tudo tem que ser feito pesquisa”, completou.

O presidente também ressaltou os desafios para ampliar os investimentos em pesquisa. “Normalmente, o que a gente ouve muito no governo é ‘Ah, custa muito. É muito caro. Não tem dinheiro’. Isso é o que a gente mais ouve. As pessoas nunca param para se perguntar quanto custa não fazer”.

O centro

De acordo com nota do governo federal, a nova sede do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde é uma estrutura estratégica dedicada ao desenvolvimento de tecnologias, medicamentos, vacinas, diagnósticos e soluções inovadoras para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Criado em 2002 com apoio do Ministério da Saúde, o centro atua na integração entre pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico, acelerando projetos para criação de vacinas, biofármacos, medicamentos, testes diagnósticos e outras tecnologias estratégicas para o SUS.

Com 15 mil metros quadrados, a nova sede foi projetada para funcionar como um hub de inovação em saúde, reunindo pesquisadores, universidades, centros de pesquisa e parceiros nacionais e internacionais.

Notícias relacionadas: