Política
Aldo propõe ampliar base tributária e Renan defende corte de gastos em debate de pré-candidatos
Pré-candidatos à Presidência divergem sobre formas de conter a dívida pública durante painel no fórum da Esfera.
Os pré-candidatos à Presidência Aldo Rebelo e Renan Santos apresentaram visões opostas neste sábado (23) sobre as estratégias para conter o avanço da dívida pública brasileira. Em debate realizado durante o fórum da Esfera, Aldo defendeu um ajuste fiscal baseado no aumento da base tributária, enquanto Renan apostou na necessidade de cortes de gastos.
De acordo com Aldo, embora haja espaço para cortes devido ao "grande desperdício", o principal caminho seria ampliar a base de arrecadação sem elevar impostos. "O ajuste tem que ser aumentando a base da arrecadação. Se o País passar a crescer 4% por ano, a curva de juros vai ficar para baixo. Se o país passar a crescer 4% por ano, a relação dívida/PIB vai ficar para baixo. E aí você pode reduzir inclusive a carga tributária", afirmou Aldo durante o painel.
Aldo segue se apresentando como pré-candidato, mesmo após a direção nacional do Democracia Cristã (DC) decidir por sua expulsão sumária devido a um racha interno sobre a candidatura ao Planalto.
No mesmo painel, Renan Santos, do recém-criado partido Missão, discordou de Aldo e defendeu a redução dos gastos públicos, sugerindo medidas como a desindexação da aposentadoria e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), ambos hoje vinculados ao salário mínimo, cujo reajuste supera a inflação.
"O ajuste mais duradouro é sempre o ajuste no campo da despesa, que é o que nós vamos fazer", declarou Renan. Ele acrescentou que o fim de gatilhos automáticos nos reajustes de benefícios proporcionaria um "choque de credibilidade", favorecendo a atração de investimentos.
Os repórteres viajaram a convite da Esfera Brasil.
Mais lidas
-
1RECONHECIMENTO
"Quando eu nasci, tudo isso era um só território, era Palmeira dos Índios", diz Dr. Wanderley ao receber título de Cidadão Honorário de Estrela de Alagoas
-
2ECONOMIA
6 estratégias para humanizar a gestão e acelerar os resultados de vendas
-
3SEGURANÇA PÚBLICA
Dois homens são baleados por policial de folga durante 'brincadeira' de falso assalto em SP
-
4IMIGRAÇÃO
Agentes de imigração dos EUA matam motorista colombiano de 26 anos
-
5BILHETAGEM ELETRÔNICA
Modernização do VLT reforça agenda de investimentos garantidos por Arthur Lira e faz mobilidade avançar em Maceió