Política
Senado confirma Fabio Vaz Pitaluga para embaixada brasileira na Albânia
Diplomata foi aprovado por ampla maioria e assume missão em país que avança na integração à União Europeia.
O Plenário do Senado aprovou, nesta quarta-feira (20), a indicação do diplomata Fabio Vaz Pitaluga para chefiar a embaixada brasileira na Albânia (MSF 19/2026). A votação registrou 38 votos favoráveis, três contrários e uma abstenção.
Mais cedo, Pitaluga já havia sido aprovado em sabatina realizada na Comissão de Relações Exteriores (CRE), sob relatoria do senador Hamilton Mourão (Republicanos-RS).
Durante a sessão na CRE, Pitaluga destacou que a Albânia tem uma história marcada pelo isolamento, mas que, nos últimos anos, tem se aproximado dos países europeus. O diplomata ressaltou que a nação está em processo de ingresso na União Europeia, que assinou recentemente um acordo comercial com o Mercosul.
“Há compromisso da Albânia com a integração europeia. Ao mesmo tempo, persistem sérias questões estruturais. Sua economia vem crescendo de forma consistente para os padrões regionais, apoiada no turismo, no consumo interno e em políticas macroeconômicas prudentes”, afirmou Pitaluga.
Nascido em 1964, no Rio de Janeiro (RJ), Fabio Vaz Pitaluga ingressou na carreira diplomática em 1990. Ele é bacharel em economia pela PUC-Rio, possui especialização em compras governamentais e negociações em blocos de livre comércio, e atualmente comanda a embaixada do Brasil na Armênia.
Mais lidas
-
1GREVE
PM usa bombas e gás para desocupar reitoria da USP; estudantes prometem ato unificado na segunda (11)
-
2MACEIÓ
Servidores cobram JHC por caso Banco Master e perdas salariais
-
3TÊNIS INTERNACIONAL
Sinner pode quebrar dois recordes históricos se vencer Ruud na final do Masters 1000 de Roma
-
4INFRAESTRUTURA E DESENVOLVIMENTO REGIONAL
Aeroporto de Penedo está pronto e aguarda autorização para primeiros voos, afirma Paulo Dantas
-
5CONFLITO FUNDIÁRIO
SSP/AL recebe vereador e representantes de grupo envolvido em disputa de terras em Palmeira dos Índios