Política
Incentivo ao empreendedorismo no ensino médio está na pauta da CE
Projeto de lei propõe apoio financeiro e orientação pedagógica a iniciativas de estudantes da rede pública
A Comissão de Educação (CE) do Senado deverá analisar, na próxima terça-feira (10), às 10h, um projeto de lei que visa incentivar a inovação e o empreendedorismo no ensino médio. A proposta prevê apoio financeiro e orientação pedagógica para projetos desenvolvidos por estudantes da rede pública.
De autoria do senador Rogério Carvalho (PT-SE), o PL 4.269/2021 estabelece a publicação de editais de fomento para iniciativas alinhadas à Base Nacional Comum Curricular. O objetivo é promover o protagonismo juvenil e a melhoria da escola pública, com foco em temas como:
- inclusão e;
- Sustentabilidade ambiental;
- tecnologia e cultura digital;
- formação e participação da comunidade escolar;
- inovação pedagógica e infraestrutura.
As ações devem contar com orientação pedagógica de professores e poderão ser realizadas em parceria com instituições públicas de ensino superior, fundações de amparo à pesquisa, empresas e organizações sociais.
Os critérios de seleção dos projetos serão públicos e definidos em regulamento a ser publicado pelo Executivo em até 90 dias.
O texto tramita apensado a outro projeto do senador Rogério Carvalho, o PL 4.437/2021 , que propõe incluir o direito ao empreendedorismo no Estatuto da Juventude. A relatoria é da senadora Teresa Leitão (PT-PE), que ainda não apresentou relatório sobre as propostas.
O PL 4.269/2021 já foi aprovado com alterações na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), em dezembro de 2025.
A reunião do CE será realizada na sala 15 da Ala Alexandre Costa.
Mais lidas
-
1LUTO NA TELEDRAMATURGIA
Morre Dennis Carvalho, ator e diretor de clássicos como “Vale Tudo” e “Fera Ferida”, aos 78 anos
-
2TEMPO INSTÁVEL
Chuva forte alaga Paraty, deixa moradores ilhados e pertences submersos; veja vídeo
-
3MEMÓRIA
Jaqueta de Dinho, dos Mamonas Assassinas, é encontrada intacta em exumação
-
4DEFESA ESTRATÉGICA
Estados Unidos testam míssil intercontinental Minuteman III com sucesso
-
5ESTADUAL
CRB e ASA voltam a decidir o Alagoano pela quinta vez consecutiva; FAF define datas e locais