Política
Comissão aprova inclusão da Polícia Penal no Fundo Constitucional do DF
Projeto de lei busca garantir folha salarial da categoria com recursos federais, alinhando legislação à Constituição
A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 3206/25, que prevê a inclusão da Polícia Penal do Distrito Federal como beneficiária do Fundo Constitucional do DF (FCDF).
De autoria do deputado Fred Linhares (Republicanos-DF), a proposta visa assegurar que os salários dos policiais penais sejam pagos com recursos do Tesouro Nacional, assim como já ocorre com a Polícia Civil, a Polícia Militar e o Corpo de Bombeiros Militar do DF.
O parecer favorável do relator, deputado Capitão Alberto Neto (PL-AM), foi acolhido pelos parlamentares. Segundo ele, a medida é de "inegável relevância para o aprimoramento do sistema de segurança pública do Distrito Federal".
"A inclusão é não apenas justa e necessária, mas também reconhece a essencialidade da categoria", destacou o relator.
O relatório ressalta que a iniciativa busca alinhar a legislação à Constituição, que desde 2019 reconhece a Polícia Penal como órgão de segurança pública. Para o relator, a proposta corrige uma omissão da Lei 10.633/02, responsável por instituir o FCDF.
Investimentos
O relatório aponta que, em 2024, o Distrito Federal apresentava déficit de mais de mil policiais penais e taxa de ocupação carcerária 70% acima da capacidade.
Segundo o relator, a destinação de recursos do Fundo Constitucional representa um "investimento estratégico em políticas de segurança pública de longo prazo". O financiamento adequado permitirá avanços como:
- aquisição de tecnologias, como scanners corporais e drones;
- execução de obras para reduzir a superlotação;
- capacitação de servidores em inteligência e combate ao crime organizado;
- expansão de projetos de educação e trabalho para detentos.
Próximos passos
A proposta segue para análise das comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, em caráter conclusivo.
Para se tornar lei, o projeto ainda precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1FENÔMENO NAS REDES
Procuradas 'vivas e fofas': zoológicos russos enfrentam filas para adquirir capivaras em meio à popularidade
-
2TRAGÉDIA
Vídeos de detetive flagrando traição foram o estopim para secretário matar os próprios filhos em Itumbiara
-
3TECNOLOGIA AERONÁUTICA
Empresa russa Rostec apresenta novo motor a pistão para aviação leve
-
4JUSTIÇA
Juíza natural de Palmeira dos Índios é convocada para atuar por seis meses no STJ em Brasília
-
5FUTEBOL EUROPEU
Benfica afirma que Prestianni é alvo de "campanha de difamação" após acusação de racismo feita por Vini Jr.