Política
Pedido de vista adia votação de relatório sobre acordo Mercosul–União Europeia
Acordo de livre comércio entre Mercosul e União Europeia tem análise suspensa por pedido de vista na Representação Brasileira no Parlasul.
O pedido de vista apresentado pelo deputado Renildo Calheiros (PCdoB-PE) adiou, nesta terça-feira (10), a votação do relatório sobre o acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia no Congresso Nacional.
Com essa solicitação, a reunião da Representação Brasileira no Parlamento do Mercosul (Parlasul) foi suspensa e deverá ser retomada em 24 de fevereiro, quando está prevista a votação do relatório apresentado pelo presidente do colegiado, deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Notícias relacionadas:
- Deputado Leur Lomanto Júnior é o novo presidente da CCJ.
- Fim da Escala 6x1 pode ser votado em maio, diz presidente da Câmara.
No relatório, Chinaglia ressalta que o acordo prevê a criação de uma ampla área de livre comércio entre os blocos, com redução gradual de tarifas, proteção a setores considerados sensíveis e mecanismos de salvaguarda e solução de controvérsias.
O presidente da Comissão de Relações Exteriores e vice-presidente da Representação, senador Nelsinho Trad (PSD-MS), destacou os impactos econômicos do acordo e o trâmite da proposta no Congresso.
Segundo o senador, a expectativa é concluir a votação do relatório logo após o retorno do carnaval. Em seguida, o texto será encaminhado ao Plenário da Câmara dos Deputados e, posteriormente, ao Senado.
*Com informações da Agência Senado
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3EDUCAÇÃO E VALORIZAÇÃO PROFISSIONAL
Proposta reduz jornada de professores da educação básica para 30 horas semanais
-
4FESTIVIDADES
Existe feriado no carnaval? Como funciona para a empregada doméstica?
-
5LUTO NO SERTÃO
Ex-vice-prefeito Édson Magalhães morre atropelado em Santana do Ipanema; liderança marcou os últimos 20 anos na região