Política

Canceladas oitivas de deputado do Maranhão e de filho de empresário na CPMI do INSS

Depoimentos de Edson Araújo e Paulo Camisotti foram adiados por motivos médicos; comissão promete rigor nas apurações.

09/02/2026
Canceladas oitivas de deputado do Maranhão e de filho de empresário na CPMI do INSS
Oitiva de deputado do Maranhão e filho de empresário é cancelada na CPMI do INSS por motivos médicos. - Foto: Kayo Magalhães / Câmara dos Deputados

O presidente da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), anunciou o cancelamento da reunião marcada para a tarde desta segunda-feira (9). Estavam previstos os depoimentos do deputado estadual pelo Maranhão, Edson Araújo (PSB), e de Paulo Camisotti, filho e sócio do empresário Maurício Camisotti.

Segundo Carlos Viana, Paulo Camisotti apresentou um atestado médico de última hora, justificando a impossibilidade de comparecer à oitiva. "A CPMI não aceitará expedientes protelatórios nem o uso de atestados médicos como instrumento para esvaziar investigações", afirmou o senador, acrescentando que serão tomadas as providências legais e regulamentares cabíveis.

Mais cedo, o depoimento de Edson Araújo também havia sido adiado, pois o parlamentar está em recuperação de uma cirurgia recente. De acordo com Viana, a Junta Médica do Senado avaliou que Araújo tem condições de prestar depoimento, mas não deve se deslocar até Brasília neste momento.

Edson Araújo é investigado pela Polícia Federal na Operação Sem Desconto. Já Paulo Camisotti é apontado por investigadores como um dos elos finais dos descontos irregulares em aposentadorias do INSS.