Política

Lula reconhece desafios na segurança pública e cobra aprovação de PEC

Presidente defende maior atuação da União no setor e critica política armamentista durante evento em Salvador

06/02/2026
Lula reconhece desafios na segurança pública e cobra aprovação de PEC
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva admitiu que a segurança pública é um dos principais desafios do Brasil e pediu que os deputados federais aprovem a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia as atribuições da União nesse setor. A proposta, que está em tramitação na Câmara desde o ano passado, ainda não tem data prevista para votação.

Durante a cerimônia de entrega de ambulâncias e equipamentos do Novo PAC Saúde em Salvador (BA), Lula criticou a política armamentista defendida por setores bolsonaristas. Segundo ele, "faziam apologia da arma como se cada um ter uma arma fosse a salvação", mas essas armas acabavam nas mãos do crime organizado.

"Esse País chegou a um tempo em que era mais bonito vender armas do que livros. Faziam apologia da arma como se cada um ter uma arma fosse a salvação. E essas armas iam cair nas mãos do bandido ou do crime organizado", afirmou o presidente.

Lula reforçou a necessidade de definir o papel da União na segurança pública. "Nós sabemos que a segurança pública é um problema no País. Estou com uma PEC no Congresso Nacional para definir qual é o papel da União na segurança pública, porque pela Constituição a segurança pública é de responsabilidade do Estado. A União cuida da PF e da PRF. E se a PEC for aprovada, vou criar o Ministério da Segurança Pública, mas vai ter que ter dinheiro para a gente resolver esse negócio. Por isso, meus companheiros deputados, vocês têm a responsabilidade de aprovar", completou.