Política
Lula orienta Lulinha: 'Se tiver culpa, pague; se não, se defenda' sobre caso INSS
Presidente afirma que não haverá proteção especial ao filho em investigações sobre descontos ilegais no INSS
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta quinta-feira (5), que conversou com seu filho Fábio Luís Lula da Silva, o Lulinha, sobre possíveis irregularidades relacionadas a descontos ilegais em aposentadorias do INSS. Lula enfatizou que a orientação do governo é clara: "investigue o que tiver que investigar".
"Quando saiu o nome do meu filho, eu chamei meu filho aqui. Falo isso com todo mundo. Olhei no olho dele e falei: 'Só você sabe a verdade, se você tiver alguma coisa, vai pagar o preço de ter alguma coisa; se não tiver, se defenda'. Eu trato as coisas com muita seriedade", declarou o presidente.
As declarações foram dadas em entrevista ao UOL News. Até o momento, Lulinha não é formalmente investigado, mas seu nome apareceu nas apurações por suposta ligação com o lobista Antonio Carlos Camilo Antunes, conhecido como Careca do INSS.
Ao ser questionado sobre os descontos em aposentadorias, Lula fez questão de reafirmar que não haverá qualquer tipo de proteção especial ao filho ou a qualquer pessoa. O presidente também buscou relacionar o caso ao governo do ex-presidente Jair Bolsonaro, período em que, segundo ele, já havia aumento desses descontos, embora o maior crescimento nos desvios tenha ocorrido em sua gestão.
"A investigação do INSS acontece porque o governo descobriu, por meio da AGU, CGU e PF, que havia sido montada uma quadrilha no governo Bolsonaro. Comecei a dizer para o pessoal que seria a primeira vez na história que o governo ia pedir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito)", afirmou Lula. Segundo o presidente, lideranças do PT e de outros partidos consideraram melhor não adotar o discurso da CPI.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar