Política
Não há consenso entre os Poderes sobre exceções ao teto do funcionalismo, diz Esther Dweck
Ministra destaca falta de acordo sobre o que pode ultrapassar o limite salarial no serviço público e critica proposta de reforma administrativa.
Em entrevista à jornalista Miriam Leitão, na GloboNews, a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, afirmou que não há consenso entre os Poderes sobre quais situações podem ou não ultrapassar o teto do funcionalismo público. Segundo a ministra, a legislação permite que indenizações extrapolem o limite, mas não especifica claramente o que é considerado indenização.
"Os três Poderes precisam sentar e pactuar sobre esse assunto", defendeu Dweck durante a entrevista, exibida na noite da última quarta-feira, 4. Ela comparou o debate à reforma tributária, que só avançou após anos de discussão e diferentes projetos em tramitação, até ser aprovada durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Dweck também manifestou discordância em relação à proposta de reforma administrativa elaborada pelo deputado Pedro Paulo (PSD-RJ), coordenador do grupo de trabalho responsável pelo tema. "O projeto não foi feito junto com o Executivo", criticou a ministra. "Ele constitucionalizou demais, colocou diretrizes como obrigação."
Para ela, o texto abre margem para o que considera exageros, como a extinção de cargos por decreto presidencial. Apesar das ressalvas, Dweck reconheceu que o projeto possui méritos, especialmente no combate aos supersalários, e o classificou como mais adequado do que a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), que, segundo a ministra, representaria "um desmonte do Estado".
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar