Política
CCT receberá a pesquisadora Tatiana Coelho de Sampaio em audiência pública
Professora da UFRJ apresentará avanços e desafios de pesquisa sobre lesão medular em audiência no Senado
Reconhecida por sua pesquisa sobre recuperação de movimentos em pessoas com lesão medular, a professora Tatiana Coelho de Sampaio, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), participará de uma audiência pública na Comissão de Ciência e Tecnologia (CCT). O convite foi aprovado nesta quarta-feira (4), por meio de requerimento do senador Carlos Portinho (PL-RJ).
Segundo o requerimento (REQ 1/2026 - CCT), Tatiana Sampaio dedica-se há anos ao estudo da polilaminina, substância que apresentou resultados promissores em casos de lesão medular. Atualmente, a pesquisa está sob avaliação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), mas enfrenta obstáculos estruturais significativos.
“A burocracia excessiva, a lentidão nos processos regulatórios, o subfinanciamento das universidades públicas, as limitações legais para uso compassivo do medicamento e as dificuldades inerentes à interlocução entre a ciência, setor produtivo e Estado”, lamentou o senador Portinho.
Durante a leitura do requerimento, o senador Flávio Arns (PSB-PR) destacou a relevância do trabalho da pesquisadora e reforçou o pedido do reitor da UFRJ, Roberto Medronho, por “recursos perenes” para o setor de ciência e tecnologia.
— A audiência pública será uma oportunidade para expor o andamento da pesquisa, seus desafios e dar visibilidade a uma referência nacional e internacional na área.
O senador Izalci Lucas (PL-DF) também ressaltou a importância do debate, chamando atenção para as dificuldades financeiras enfrentadas por pesquisadores no Brasil.
— Muitos pesquisadores têm dificuldade de manter suas pesquisas por falta de recursos, chegando a custear do próprio bolso. Isso é lamentável em nosso país.
Ilha da Trindade
Outro requerimento aprovado (REQ 51/2025 - CCT) prevê audiência pública sobre o projeto Expedição Arqueológica Ilha da Trindade. O pedido, feito por Flávio Arns, destaca o estudo sobre o último capitão pirata do século 19, conhecido como Pirata Zulmiro, que teria se estabelecido em Curitiba e deixado documentos e evidências materiais. O senador ressalta o “elevado potencial de contribuição educacional, científica e social” do projeto.
Radiodifusão
A CCT também aprovou oito projetos que concedem ou renovam autorizações para serviços de radiodifusão. A relação completa dos projetos aprovados está disponível no resultado da reunião.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
3ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
4ECONOMIA
Vencimento do IPVA 2026 começa para veículos com placas de final 0 no Rio
-
5TRIBUTOS
IPVA 2026: Primeira parcela ou cota única começa a vencer nesta quarta-feira; confira como pagar