Política
Kajuru anuncia afastamento da política após diagnóstico de Parkinson
Senador revela doença, descarta candidatura à Câmara e prioriza tratamento, contrariando desejo do PSB.
O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) anunciou seu afastamento da vida política após receber diagnóstico de Parkinson. Em entrevista ao jornal goiano O Popular, nesta segunda-feira (26), Kajuru afirmou que não disputará uma vaga na Câmara dos Deputados, opção que chegou a considerar por sugestão do Partido Socialista Brasileiro (PSB), mas que decidiu priorizar sua saúde.
Kajuru revelou que foi diagnosticado com Parkinson em dezembro do ano passado e que já iniciou o tratamento. Esta é a primeira vez que o parlamentar fala publicamente sobre a doença.
Havia a possibilidade de Kajuru se candidatar à Câmara dos Deputados por São Paulo nas eleições deste ano, ideia defendida pelo PSB após conversas com o ministro do Empreendedorismo, Márcio França, também filiado ao partido. No entanto, o senador ressaltou que essa não era sua vontade e que, se permanecesse na política, preferiria disputar um cargo por Goiás.
Apesar de destacar sua boa aceitação em São Paulo e de ser paulista, Kajuru afirmou que a política "não o atrai mais em nada" e que comunicará oficialmente sua decisão ao partido ainda nesta semana.
Em 2024, conforme reportado pelo Estadão, Kajuru criticou o excesso de dias sem atividades no Congresso Nacional e alertou para o prejuízo causado à atuação do Senado pela ausência de sessões deliberativas.
Na ocasião, ele também manifestou preocupação de que a realização da Cúpula dos Parlamentares do G20 (P-20), entre 6 e 8 de novembro, prejudicaria os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Manipulação de Jogos e Apostas Esportivas, presidida por ele.
Em 2025, Kajuru licenciou-se do Senado por 30 dias para tratar de problemas de saúde, como insônia, depressão, fraqueza muscular e pólipos intestinais. Diabético, o senador está no Congresso desde 2019, mesmo ano em que passou por cirurgia para retirada de um tumor no pâncreas.
Antes de chegar ao Senado, Kajuru foi eleito vereador de Goiânia, tornando-se o mais votado da história do município. Em 2018, conquistou uma vaga no Senado por Goiás com mais de 1,5 milhão de votos.
Mais lidas
-
1TRABALHO
Calendário de 2026 concentra feriados em dias úteis e amplia impacto sobre a gestão do trabalho
-
2ABONO SALARIAL
PIS/Pasep 2026: confira o calendário de pagamentos e saiba quem tem direito ao benefício
-
3DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
4SERVIÇO
IPVA 2026 RJ: confira o calendário de vencimentos por final de placa
-
5TRÂNSITO
Rodízio de carros volta a valer em São Paulo a partir desta segunda-feira, 12