Política

Lula homenageia vítimas do Holocausto e condena autoritarismo

Presidente destaca importância da memória histórica e repudia discursos de ódio

27/01/2026
Lula homenageia vítimas do Holocausto e condena autoritarismo
Lula presta homenagem às vítimas do Holocausto e condena o autoritarismo em mensagem oficial.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva publicou uma mensagem nesta terça-feira (27), em alusão ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. Em texto divulgado em uma rede social, Lula destacou a necessidade de recordar os horrores cometidos pela humanidade contra o próprio ser humano.

"E lembrar que o autoritarismo, os discursos de ódio e o preconceito étnico e religioso foram as peças com as quais essa grande tragédia do século XX foi construída", observou o presidente.

O genocídio perpetrado pelo regime nazista alemão durante a Segunda Guerra Mundial, entre 1939 e 1945, resultou na morte de milhões de judeus e pessoas de outras etnias, como ciganos e poloneses, além de homossexuais, pessoas com deficiência e comunistas.

Na mensagem, Lula recordou que, em 2004, durante encontro com Israel Singer, do Congresso Judaico Mundial, assinou uma petição destinada à Organização das Nações Unidas (ONU) para oficializar a data, posteriormente aprovada em 2005. A escolha do dia 27 de janeiro remete à libertação do campo de concentração de Auschwitz, na Alemanha, em 1945.

"Um dia de recordar os que perderam suas vidas e prestar solidariedade às milhões de famílias destruídas e ao sofrimento de todo um povo. Um dia de defesa dos Direitos Humanos, da convivência pacífica e das instituições democráticas, elementos fundamentais do mundo mais justo que queremos deixar para as próximas gerações", afirmou Lula.

Notícias relacionadas: