Política

Bolsonaro passa por novo procedimento cirúrgico para tratar soluços

Ex-presidente é submetido a terceiro bloqueio no nervo frênico após crise persistente; previsão de alta é para 1º de janeiro.

30/12/2025
Bolsonaro passa por novo procedimento cirúrgico para tratar soluços
Imagem ilustrativa gerada por inteligência artificial - Foto: Nano Banana (Google Imagen)

O ex-presidente Jair Bolsonaro foi encaminhado ao centro cirúrgico na tarde desta terça-feira, 30, para um novo procedimento destinado a amenizar a recorrência de soluços. A informação foi confirmada pela ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro em sua conta no Instagram.

"Meu amor apresentou quadro de soluços às 10h da manhã, que não cessaram até o momento. Diante disso, a equipe médica optou pela realização de um reforço no bloqueio do nervo frênico. Ele acaba de ser encaminhado ao centro cirúrgico", escreveu Michelle na publicação.

Mais cedo, o ex-vereador do Rio de Janeiro Carlos Bolsonaro já havia informado, em postagem na rede social X, que o pai continuava com o quadro de soluços, mesmo após o procedimento realizado no dia anterior.

Este é o terceiro bloqueio anestésico do nervo frênico ao qual Bolsonaro é submetido desde a cirurgia recente. O primeiro procedimento ocorreu no sábado, 27, após uma crise intensa de soluço que dificultou o sono do ex-presidente. Na ocasião, o bloqueio foi feito no lado direito do nervo.

No dia seguinte, segunda-feira, 29, um novo bloqueio foi realizado, desta vez no lado esquerdo. Michelle não detalhou como seria a aplicação do procedimento nesta terça-feira. Até o momento, a equipe médica de Bolsonaro não se pronunciou oficialmente.

Bolsonaro está internado no hospital DF Star, em Brasília, desde que passou por cirurgia em 25 de dezembro. Desde então, tem sido submetido a diferentes procedimentos para tratar o quadro persistente de soluços. Segundo os médicos, a previsão de alta é para 1º de janeiro. Após a liberação, ele deverá retornar à superintendência da Polícia Federal, onde cumpre pena após condenação por tentativa de golpe de Estado.