Política
Otto Alencar Filho renuncia à Câmara e Charles Fernandes assume mandato
Ex-deputado toma posse como conselheiro do TCE-BA e suplente retorna à Câmara dos Deputados
Durante o recesso parlamentar, o deputado federal Otto Alencar Filho (PSD-BA) comunicou oficialmente ao presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), sua renúncia ao mandato para assumir o cargo de conselheiro do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). Em ofício, Motta confirmou o recebimento da renúncia e convocou o suplente, deputado Charles Fernandes (PSD-BA), para ocupar a vaga.
A decisão foi publicada no Diário Oficial da Câmara em 23 de dezembro. No mesmo dia, Otto Alencar Filho compartilhou fotos da posse como conselheiro do TCE-BA em suas redes sociais, agradecendo ao governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), responsável por sua indicação à Corte. Otto Filho assume o cargo no lugar de Antonio Honorato de Castro Neto, aposentado desde julho.
“Chego para trabalhar com afinco e humildade, mas também com coragem para fazer o que é certo e justo. A busca por consensos com os (as) prefeitos (as) e gestores, gestões mais eficientes, melhor utilização dos recursos públicos e soluções para os municípios serão minhas prioridades dentro de uma visão aconselhativa, educativa e proativa”, afirmou Otto Filho na postagem. O pai do novo conselheiro, senador Otto Alencar (PSD-BA), esteve presente na cerimônia de posse.
Segundo a Assembleia Legislativa da Bahia, Otto Filho é graduado em Administração de Empresas pela Unifacs, com especialização técnica em Investimento, Gestão de Fundos e Gerenciamento de Risco pelo British Columbia Institute of Technology (BCIT), no Canadá, além de outras pós-graduações. Ele também dirigiu a agência estadual de fomento Desenbahia entre 2015 e 2018.
Suplente assume vaga na Câmara
O suplente convocado, Charles Fernandes, já tem experiência na Câmara dos Deputados. Nos últimos dois anos, atuou como suplente do deputado Sérgio Brito (PSD-BA), enquanto o titular ocupava a Secretaria de Infraestrutura da Bahia, retornando ao mandato em novembro.
Com trajetória política iniciada em 2000, ao disputar vaga de vereador em Guanambi (BA), Charles Fernandes também foi prefeito e vice-prefeito do município. Ele foi eleito deputado federal em 2018. Em 2022, obteve 99.815 votos, mas não atingiu o quociente eleitoral para reeleição, permanecendo na suplência.
Em suas redes sociais, Charles comemorou o retorno definitivo à Câmara: “Reassumo, em definitivo, o mandato na Câmara dos Deputados com sentimento de gratidão e ainda mais responsabilidade”, escreveu. “Volto a esta Casa com dedicação, presença ativa no plenário, diálogo, equilíbrio e defesa das pautas que importam para o povo baiano e para o Brasil”, completou.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia