Política
Projeto cria auxílios para garantir moradia digna e reinserção de pessoas em situação de rua
pessoas em situação de rua Proposta do Executivo é discutida na ALE e prevê apoio para aluguel e retorno ao município de origem
Os deputados estaduais analisaram, na sessão ordinária desta quinta-feira (4), uma pauta que incluiu o Projeto de Lei Ordinária nº 1799/2025, enviado pelo Poder Executivo, que cria os auxílios Moradia Social e Novo Lar, voltados a pessoas em situação de rua. A matéria passou pela primeira discussão em plenário e ainda precisa ser analisada novamente e votada em dois turnos antes de se tornar lei.
De acordo com a mensagem governamental encaminhada à Assembleia Legislativa, o projeto foi elaborado a partir de um estudo que mapeou “com precisão as necessidades mais urgentes” dessa população, fornecendo base técnica para estruturar mecanismos de proteção social, reinserção e redução de vulnerabilidades extremas.
O texto explica que o Auxílio Moradia Social garantirá moradia digna por meio do custeio estatal de aluguel, enquanto o Auxílio Novo Lar será destinado a possibilitar o retorno do beneficiário ao estado ou município de origem, assegurando transporte, alimentação e encaminhamento ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Ainda segundo o Executivo, a implementação dos novos auxílios “contribuirá para reduzir vulnerabilidades, fortalecer políticas de prevenção à violência e assegurar condições mínimas de cidadania” às pessoas em situação de rua. O projeto volta à pauta nas próximas sessões para nova rodada de debates.
Mais lidas
-
1DIREITOS TRABALHISTAS
Quando é o quinto dia útil de janeiro de 2026? Veja as datas de pagamento
-
2COPA SÃO PAULO DE FUTEBOL JÚNIOR
Palmeiras estreia com vitória polêmica sobre Monte Roraima na Copinha; Coritiba goleia por 9 a 0
-
3TRIBUTOS MUNICIPAIS
IPTU 2026: saiba quais imóveis no Rio de Janeiro ficam isentos do imposto neste ano
-
4ALERTA NA ORLA | MACEIÓ
Alerta vermelho em Maceió: engenheiro diz que Ponta Verde pode estar afundando; vídeo
-
5BALANÇO DO RECESSO JUDICIAL
Violência contra a mulher representa quase metade dos processos no Plantão Judiciário durante recesso