Política

Hugo Motta é homenageado pela Rota em São Paulo ao lado de Tarcísio, Castro e Derrite

Presidente da Câmara dos Deputados participa de solenidade do 1º Batalhão de Choque Tobias de Aguiar, em clima de tensão política e destaque à pauta da segurança pública

01/12/2025
Hugo Motta é homenageado pela Rota em São Paulo ao lado de Tarcísio, Castro e Derrite
Hugo Motta é homenageado pela Rota em São Paulo ao lado de Tarcísio, Castro e Derrite - Foto: Kayo Magalhães/Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), foi um dos homenageados nesta segunda-feira, 1º, durante a celebração dos 134 anos do 1º Batalhão de Polícia de Choque Tobias de Aguiar (Rota), realizada na cidade de São Paulo.

Motta esteve ao lado de outras autoridades de destaque, como o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL); o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite (PP); o presidente da Assembleia Legislativa, André do Prado (PL); e o vice-prefeito da capital paulista, coronel Mello Araújo (PL). Este evento marca a despedida de Derrite do comando da pasta, já que ele deve retornar à Câmara dos Deputados nos próximos dias, sendo substituído pelo delegado Osvaldo Nico Gonçalves, atual número 2 da secretaria e com carreira na Polícia Civil.

Entre os homenageados também está o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, reforçando o prestígio do evento entre as autoridades nacionais.

A presença de Motta ocorre em meio a um cenário de tensão política com o governo federal e ao recente rompimento com o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias. O evento também reflete o aumento da relevância do debate sobre segurança pública no país, impulsionado pela megaoperação policial no Rio de Janeiro, que ganhou destaque entre governadores de direita. Tarcísio e Derrite, inclusive, foram protagonistas na aprovação do projeto de lei Antifacção, cuja relatoria foi concedida ao deputado licenciado por Motta.