Política
Teresa Leitão aplaude isenção do Imposto de Renda e defende fim da escala 6x1
Senadora celebra avanço na justiça tributária e aponta jornada de trabalho como novo desafio para reduzir desigualdades
Em pronunciamento no Plenário do Senado, a senadora Teresa Leitão (PT-PE) celebrou a sanção da lei que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil por mês. Segundo a parlamentar, a expectativa é de que o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, sancione a medida nesta quarta-feira (26). Teresa destacou que a iniciativa representa um avanço na justiça tributária e cumpre a promessa de campanha de incluir os mais pobres no Orçamento e taxar os super-ricos.
De acordo com a senadora, a isenção beneficiará diretamente categorias essenciais, como professores, enfermeiros e agentes de saúde, ampliando o poder de compra e contribuindo para a redução do endividamento dessas famílias. Ela ressaltou que, somando o novo público aos já contemplados desde 2023, cerca de 20 milhões de brasileiros deixarão de pagar o imposto.
— Estamos marcando a história com a defesa dos direitos da classe trabalhadora e rompendo com privilégios que comprometem o futuro do país. A partir de 2026, vamos inaugurar uma nova fase para as famílias brasileiras — afirmou Teresa Leitão.
Jornada de trabalho
Além da pauta tributária, a senadora apontou o fim da jornada de trabalho 6x1 como o próximo desafio para a redução das desigualdades no Brasil. Citando dados que mostram a jornada brasileira como superior à de países europeus, Teresa argumentou que o tempo livre é um recurso escasso e mal distribuído.
— Precisamos acabar com essa escala desumana de trabalho, sem redução de salários. Queremos construir um país com relações de trabalho e sociais mais justas, humanas e sustentáveis para todas as pessoas — defendeu a parlamentar.
Lurya Rocha, sob supervisão de Patrícia Oliveira.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento