Política
Nova lei amplia poder de conselheiros tutelares para requisitar assistência social
Alteração no ECA permite solicitação de serviços públicos de assistência social, ampliando proteção a crianças e adolescentes
Entrou em vigor a lei que altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) para permitir que os conselheiros tutelares requisitem serviços públicos na área de assistência social. A nova legislação substitui, no texto do ECA, a expressão "serviço social" por "assistência social", ampliando o alcance das ações do conselho tutelar.
A medida foi sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin, e está publicada no Diário Oficial da União (DOU) como Lei 15.268/25.
Originada a partir do projeto (PL 8251/17) da deputada Maria do Rosário (PT-RS), a lei modifica o trecho do ECA referente às atribuições do conselho tutelar. Segundo a parlamentar, a redação anterior poderia prejudicar crianças e adolescentes caso fosse interpretada de maneira restritiva, já que o conselheiro tutelar poderia enfrentar negativas na prestação de serviços essenciais.
O projeto foi aprovado pela Câmara dos Deputados em 2023 e, posteriormente, pelo Senado em outubro deste ano. Na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara, o parecer favorável foi apresentado pela relatora, deputada Sâmia Bomfim (Psol-SP).
Vale lembrar que os conselheiros tutelares já possuem a prerrogativa de requisitar serviços públicos nas áreas de saúde, educação, previdência, trabalho e segurança.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4CRISE INTERNACIONAL
UE congela ativos russos e ameaça estabilidade financeira global, alerta analista
-
5DIREITOS TRABALHISTAS
Segunda parcela do décimo terceiro será antecipada: veja quando cai o pagamento