Política
Comissão aprova troca do termo “síndrome de Down” por “Trissomia do Cromossomo 21” em documentos oficiais
Proposta busca promover respeito e inclusão ao adotar nomenclatura científica e neutra em leis e registros
A Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 1118/25, que propõe substituir o termo “síndrome de Down” por “Trissomia do Cromossomo 21” (T21) em leis, documentos oficiais, registros médicos e materiais educativos.
De autoria do deputado Duarte Jr. (PSB-MA), o projeto tem como objetivo promover maior respeito, inclusão e reconhecimento da identidade das pessoas com T21, adotando uma linguagem mais neutra e livre de conotações negativas.
Segundo a relatora, deputada Andreia Siqueira (MDB-PA), a denominação “Trissomia do Cromossomo 21” é mais precisa sob o ponto de vista médico e genético, pois descreve de forma objetiva a causa da condição. “Essa atualização favorece a uniformização de registros e documentos oficiais, além de alinhar o Brasil aos padrões adotados por instituições científicas e organismos internacionais, como a Organização Mundial da Saúde (OMS)”, afirmou.
A relatora rejeitou a sugestão da Comissão de Saúde para que as nomenclaturas “síndrome de Down” e “Trissomia do Cromossomo 21” coexistissem durante um período de transição, argumentando que a substituição integral atende melhor ao objetivo central da proposta: consolidar, no ordenamento jurídico brasileiro, uma terminologia moderna, científica e coerente com a evolução do conhecimento e da comunicação inclusiva.
Caso o projeto seja aprovado e sancionado, a atualização deverá ser implementada em até um ano após a publicação da lei.
Próximos passos
O projeto, que tramita em caráter conclusivo, ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Para se tornar lei, precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal