Política
Lei amplia políticas sociais para crianças e adolescentes
Nova legislação substitui termo no ECA e fortalece atribuições do conselho tutelar, ampliando acesso à assistência social
Entrou em vigor nesta segunda-feira (24) a lei que substitui a expressão "serviço social" por "assistência social" no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Publicada no Diário Oficial da União (DOU), a Lei 15.268, de 2025, foi sancionada pelo presidente da República em exercício, Geraldo Alckmin.
A nova legislação tem origem no projeto (PL 8.251/2017) da deputada Maria do Rosário (PT-RS) e altera o trecho do ECA referente às atribuições do conselho tutelar. Com a mudança, o órgão passa a poder requisitar “serviços públicos nas áreas de saúde, educação, serviço social, previdência, trabalho e segurança”.
No Senado, a proposta foi aprovada em votação final pela Comissão de Direitos Humanos (CDH) em outubro, sob relatoria do senador Fabiano Contarato (PT-ES). Para o parlamentar, “assistência social” é um termo mais abrangente do que "serviço social".
— A alteração não é mero preciosismo terminológico. Com a mudança proposta, o risco de uma interpretação literal subsidiar uma resposta negativa a uma demanda formulada por conselho tutelar em favor de criança ou adolescente será sensivelmente reduzido — destacou Contarato.
Por Bruno Augusto, sob supervisão de Patrícia Oliveira.
Mais lidas
-
1RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
2ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
3INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió
-
4ASSASSINATO
Médica é suspeita de matar colega de profissão a tiros em frente a uma UBS na zona rural de Arapiraca
-
5PERFIL
Quem é Martha Graeff, namorada de Daniel Vorcaro, banqueiro do Master alvo de operação da Polícia Federal