Política
Comissão discute impactos da inteligência artificial no Judiciário
Audiência pública na Câmara dos Deputados aborda desafios e oportunidades do uso de IA no sistema de Justiça, com foco em servidores e acesso da população
A Comissão de Ciência, Tecnologia e Inovação da Câmara dos Deputados realiza, nesta quarta-feira (26), audiência pública para discutir os impactos da inteligência artificial (IA) no sistema judiciário. O encontro terá como foco principal os efeitos da tecnologia sobre o trabalho dos servidores e o acesso da população à Justiça.
O debate está marcado para as 9h30, no plenário 13 da Câmara.
A audiência atende a um pedido da deputada Maria do Rosário (PT-RS). Segundo a parlamentar, o objetivo é avaliar de que forma a IA pode contribuir para aumentar a eficiência do sistema judicial, sem comprometer princípios como isonomia, transparência, proteção de dados e qualidade dos serviços.
Maria do Rosário ressalta que, apesar do potencial da IA para agilizar processos e automatizar tarefas, há riscos relevantes, como o aumento das desigualdades, prejuízos à imparcialidade e limitações no acesso à Justiça.
A deputada também manifesta preocupação com possíveis impactos sobre os trabalhadores do Judiciário, incluindo aumento de metas, terceirizações e redução de equipes. “A tecnologia deve ser um instrumento de apoio, e não de precarização, exclusão ou desvalorização do trabalho humano”, afirma.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia