Política

Chanceler alemão se reúne com Lula após críticas a Belém e sinaliza nova visita ao Brasil

Encontro em Joanesburgo reforça laços bilaterais e destaca investimentos em meio a repercussão de declarações sobre a COP-30

22/11/2025
Chanceler alemão se reúne com Lula após críticas a Belém e sinaliza nova visita ao Brasil
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Foto: © flickr.com / Palácio do Planalto / Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reuniu neste sábado, 22, com o chanceler da Alemanha, Friedrich Merz (União Democrática Cristã), em Joanesburgo, África do Sul, durante a reunião do G20. O encontro ocorre dias após Merz ter feito críticas à cidade de Belém, no Pará, sede da COP-30, o que gerou repercussão no Brasil.

Segundo nota divulgada pelo Palácio do Planalto, não houve menção a retratação ou pedido de desculpas por parte de Merz. O comunicado destaca, porém, que os líderes propuseram fortalecer "a relação comercial, social, cultural e tecnológica entre os dois países" e defenderam "o multilateralismo e o papel da Organização Mundial do Comércio".

Durante a reunião, Lula confirmou sua viagem a Hannover, em abril do próximo ano, para participar da abertura da maior feira de tecnologia industrial do mundo, que terá o Brasil como país parceiro. O convite partiu do chanceler alemão. Lula também convidou Merz para uma visita de Estado ao Brasil. O chanceler ressaltou ainda o investimento de 1 bilhão de euros ao Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF), lançado na COP-30.

Ao final do encontro, Lula reuniu os presentes, entre eles o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), para um cumprimento coletivo e declarou: "Brasil e Alemanha: unidos para sempre".

Em suas redes sociais oficiais, Friedrich Merz publicou um vídeo do encontro e escreveu: "Essa é a imagem que vou levar comigo de volta para a Alemanha: fortes parceiros e amigos. Dos passos de dança às especialidades locais da floresta, eu estou ansioso para minha próxima visita ao Brasil, presidente Lula."