Política
Moraes teria prejudicado diplomacia de Lula, afirma advogado de Trump
Martin de Luca, representante de Trump, diz que decisão do ministro do STF sobre prisão de Bolsonaro compromete relação entre Brasil e EUA
Martin de Luca, advogado do ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), prejudicou a diplomacia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao decretar a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro, na manhã deste sábado.
De Luca, que representou as empresas Rumble e Trump Media em uma ação civil na Justiça Federal da Flórida contra Moraes, comentou o episódio em suas redes sociais. Segundo ele, "Lula e Alckmin correram contra o relógio por meses para estabilizar a relação do Brasil com os EUA. Eles sabem que o Brasil caminha sobre gelo fino com Donald Trump. Finalmente, receberam o primeiro sinal de boa vontade ontem". No entanto, continuou: "na manhã seguinte, Moraes sabota todo o esforço diplomático com uma única decisão, exatamente o tipo de excesso que desencadeou a crise".
O advogado acrescentou: "Enquanto a equipe de Lula tenta desesperadamente reconstruir a confiança com os EUA, Moraes faz tudo o que pode para provar por que foi sancionado. Se o Brasil quer credibilidade no exterior, talvez devesse começar por pôr a sua própria casa em ordem, porque, neste momento, um homem está desfazendo o trabalho de todos os outros em tempo real."
Martin de Luca também retuitou uma publicação do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, que criticou a prisão de Bolsonaro. "Jair Bolsonaro tem enfrentado todos os ataques e todas as injustiças com a firmeza e a coragem de poucos. Tirar um homem de 70 anos da sua casa, desconsiderando seu grave estado de saúde e ignorando todos os apelos provenientes das mais diversas fontes, todos os laudos médicos e evidências, além de irresponsável, atenta contra o princípio da dignidade humana", escreveu Tarcísio. "Bolsonaro é inocente e o tempo mostrará. Seguimos firmes ao seu lado e lutaremos para que essa injustiça seja reparada o quanto antes."
De Luca também compartilhou publicações do advogado Jason Miller, conselheiro de Trump que defende sanções a Moraes, e do brasilianista texano Brian Winter, todos contrários à prisão preventiva do ex-presidente.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia