Política
STF retira de pauta julgamento sobre 'uberização' e não define nova data
Análise sobre vínculo empregatício entre motoristas e aplicativos, que tem repercussão geral, segue sem previsão de retomada no Supremo
O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Edson Fachin, retirou do calendário da Corte o julgamento que discute a chamada 'uberização'. A análise estava prevista para o dia 3 de dezembro, mas ainda não há nova data definida para sua realização.
O processo centraliza o debate sobre a existência de vínculo empregatício entre motoristas de aplicativo e as plataformas. Com repercussão geral reconhecida, a decisão do STF vai estabelecer parâmetros para a Justiça em todos os casos semelhantes.
O tema será debatido a partir de um recurso apresentado pela Uber, que contesta decisão da Justiça do Trabalho. A instância anterior reconheceu que a relação entre um motorista e a plataforma preenchia os requisitos previstos na Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), determinando o reconhecimento do vínculo de emprego e o pagamento de encargos trabalhistas. Atualmente, a empresa responde a cerca de 21 mil processos sobre o assunto na Justiça do Trabalho.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
3ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5INFRAESTRUTURA URBANA
Obras na Linha Verde avançam e atingem 62% de execução em Maceió