Política
Comissão discute criação de núcleos de mediação de conflitos trabalhistas
Audiência pública na Câmara analisa proposta do Ministério do Trabalho para instalar núcleos de mediação nas Superintendências Regionais
A Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados realiza, na próxima terça-feira (25), audiência pública para discutir a criação, pelo Ministério do Trabalho e Emprego, de núcleos de mediação de conflitos trabalhistas.
A reunião está marcada para o plenário 12, às 16 horas.
O debate atende a pedido do deputado Leonardo Monteiro (PT-MG). Segundo ele, a proposta busca fortalecer o papel do ministério na mediação e prevenção de conflitos individuais, oferecendo um serviço gratuito para trabalhadores que, atualmente, não dispõem de instrumentos eficazes para resolução de disputas fora da Justiça.
De acordo com Monteiro, os núcleos estão previstos para serem instalados nas Superintendências Regionais do Trabalho e devem contribuir para a prevenção de litígios e a pacificação social.
“A urgência se revela diante da sobrecarga da Justiça do Trabalho, que atualmente acumula mais de 5 milhões de processos em tramitação e recebe cerca de 4 milhões de novas ações anualmente, com tempo médio de julgamento que pode variar de 2 a 5 anos”, afirma o parlamentar.
Monteiro acrescenta que a mediação trabalhista pode encerrar conflitos em sessões únicas de até 60 minutos, proporcionando soluções mais rápidas e econômicas.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
2TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
3OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
4ECONOMIA
Quando houver alguma divergência entre membros do Copom, ela será destacada, diz Galípolo
-
5EUA
Senado dos EUA apresenta projeto de lei para usar ativos russos congelados para ajudar a Ucrânia