Política
Motta afirma que aprovação de projeto antifacção representa resposta firme ao crime organizado
Presidente da Câmara destaca união institucional e diz que combate ao crime organizado é uma vitória do Brasil, fruto de debate amplo e coletivo
O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), afirmou que a aprovação do projeto de combate ao crime organizado (PL 5582/25) é uma resposta firme às organizações criminosas, destacando que não se trata de uma vitória de grupos políticos, mas do Brasil como um todo.
“O país pode divergir sobre tudo, menos sobre o direito de viver em paz e segurança. O problema da polarização é que ela transforma adversários em inimigos e problemas em bandeiras. Só um grupo vence quando o Estado se divide: o crime organizado”, declarou Motta.
Segundo o presidente, o objetivo das facções é ver o país dividido. “Quando o Estado rema junto, a cidadania avança e o crime recua”, afirmou. “Nunca podemos esquecer que o verdadeiro vilão é o crime organizado. E o herói é o povo brasileiro, que sobrevive todos os dias com o crime cada vez mais organizado.”
Debate amplo e construção coletiva
Motta ressaltou que o projeto é resultado de uma construção coletiva, com participação de entidades como a Polícia Federal e a Receita Federal no debate.
De acordo com ele, o papel do Parlamento não é apenas “carimbar” projetos, mas debater as propostas e entregar a melhor versão possível. “O cidadão não está preocupado com a paternidade do projeto, mas com a resolução do problema”, frisou o presidente da Câmara.
O Projeto de Lei 5582/25 foi originalmente elaborado pelo governo, mas a versão aprovada pela Câmara é a do relator, deputado Guilherme Derrite (PP-SP), que promoveu diversas alterações no texto.
Os deputados aprovaram em Plenário o texto-base do relator e analisam agora os destaques, que ainda podem modificar pontos da proposta.
Mais informações em instantes
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno