Política
Vereador condenado por antissemitismo retorna à Câmara Municipal de São Paulo
Adilson Amadeu reassume mandato após exoneração de cargo na Prefeitura; condenação por antissemitismo foi mantida pelo TJ-SP
O vereador Adilson Amadeu (União Brasil-SP), condenado duas vezes por antissemitismo e exonerado do cargo de assessor especial da Secretaria Especial de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo nesta segunda-feira (17), voltou à Câmara Municipal da capital paulista.
Amadeu havia sido nomeado pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB-SP) para o cargo na Prefeitura em outubro do ano passado. No entanto, no início deste ano, o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJ-SP) confirmou sua condenação por antissemitismo.
A decisão judicial manteve a sentença de primeira instância, proferida em 2023, e foi unânime, com cinco votos a zero contra os embargos infringentes e de nulidade apresentados pela defesa. O voto da relatora, desembargadora Maria Cecília Leone, foi acompanhado pelos demais magistrados da 4.ª Câmara Criminal.
Na época da nomeação, a Prefeitura informou ao Estadão que "a pena no caso relacionado ao sr. Adilson Amadeu foi prescrita, portanto, não há impedimento para ele ocupar o cargo".
Após a exoneração nesta segunda-feira, a Prefeitura comunicou que "o senhor Adilson Amadeu foi exonerado para assumir como vereador na Câmara Municipal no lugar de Sandra Alves, que entrou em licença".
Amadeu já exerceu cinco mandatos no Legislativo municipal e ficou como suplente na última eleição, em 2022.
"Agora é oficial: estou de volta à Câmara Municipal de São Paulo, como vereador eleito democraticamente pelo povo", escreveu Amadeu em suas redes sociais.
Ele acrescentou que o retorno será temporário: "Por um período determinado (provavelmente até o recesso), assumo novamente uma cadeira no parlamento. E durante esse tempo, teremos uma série de votações importantes para nossa cidade".
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2RELATOS SOBRE O CASO
Homicídio de médico em Arapiraca foi motivado por quebra de medida protetiva e disputa por guarda da filha
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5ELEIÇÕES NO CHILE
Presidente Gabriel Boric reconhece resultado e parabeniza candidatos do segundo turno