Política

Moro relata destruição em Rio Bonito do Iguaçu após tornado

Senador visita município devastado, destaca mobilização solidária e anuncia recursos para reconstrução após fenômeno que deixou pelo menos seis mortos

17/11/2025
Moro relata destruição em Rio Bonito do Iguaçu após tornado
O senador Sergio Moro - Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado

Em pronunciamento nesta segunda-feira (17), o senador Sergio Moro (União-PR) relatou a visita que fez a Rio Bonito do Iguaçu (PR) após o tornado que atingiu o município na semana passada. Segundo o parlamentar, o cenário encontrado era de destruição, comparando o local a "uma cidade bombardeada". O fenômeno deixou ao menos seis mortos.

— Talvez o que mais tenha me chamado a atenção foi o sentimento da população de que, embora tivessem sido vítimas de uma tragédia que não esperavam, poderia ter sido pior. E, de fato, se o tornado tivesse atingido a cidade poucas horas antes, teria pego as escolas públicas em atividade, e essas escolas públicas foram todas arrasadas no centro da cidade; foi um cenário de destruição completa dessas edificações. Ficamos imaginando o que poderia ter acontecido se esses prédios estivessem naquele momento com crianças. A mortandade seria muito maior.

Moro destacou ainda a mobilização de moradores e voluntários na reorganização da cidade. Segundo ele, equipes de diferentes órgãos públicos trabalham para restabelecer serviços e garantir apoio à população. O senador informou que destinou R$ 6 milhões em emendas para ações de saúde e recuperação da infraestrutura local. Ele ressaltou também que a bancada federal do Paraná decidiu direcionar R$ 66 milhões ao município. Apesar de reconhecer que esses recursos não resolvem todos os danos, observou que representam um apoio inicial ao processo de reconstrução.

— O principal sentimento é de esperança, é de renovação e de reconstrução. E tenho certeza de que, com base no que eu vi, com a resiliência da população de Rio Bonito do Iguaçu, com a dedicação dos agentes públicos na reconstrução e dos voluntários do Paraná e do Brasil que estão ali atuando para ajudar na reconstrução da cidade, que Rio Bonito vai se reerguer e vai se reerguer de maneira forte, para provar, mais uma vez, que uma cidade não é feita de tijolos, mas é feita de pessoas, e essas pessoas se mantêm ativas e com a esperança de um futuro melhor — declarou.