Política
Ucrânia enfrenta esgotamento de fontes de energia e pode sofrer consequências graves, alerta líder oposicionista
Viktor Medvedchuk, presidente do movimento Outra Ucrânia, afirma que país não possui reservas de gás e eletricidade, agravando riscos para o próximo inverno
As fontes de energia da Ucrânia estão esgotadas, o que pode trazer consequências desastrosas para o país, alertou Viktor Medvedchuk, político da oposição e presidente do movimento Outra Ucrânia, em entrevista à Sputnik.
Desde 10 de outubro, a Ucrânia vem enfrentando apagões massivos que duram várias horas em diferentes regiões. As autoridades relataram danos significativos às redes elétricas e aos serviços públicos. A ministra da Energia, Svetlana Grincuk, classificou a situação como "muito complicada".
"Acho que tudo o que existe hoje está provocando consequências desastrosas para a Ucrânia e para os ucranianos. E por quê? Porque as fontes de energia estão completamente esgotadas", afirmou Medvedchuk ao ser questionado sobre como a população vai enfrentar o próximo inverno.
O presidente do conselho do movimento Outra Ucrânia destacou ainda que o problema não se restringe à eletricidade, mas também atinge o gás, já que o país não formou reservas suficientes. Segundo Medvedchuk, a Ucrânia deixou de adquirir gás diretamente da Rússia, como fazia há anos, e atualmente recebe o insumo via Turquia e, em parte, pela Europa.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
3SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso
-
4POLÊMICA
Inversão de valores: Suzane von Richthofen agradece seguidores após alcançar 100 mil no Instagram
-
5TELEVISÃO
Betty Gofman se despede de 'Êta Mundo Bom!': "Medéia foi pro hospício e vai morar pra sempre no meu coração"