Política

CPI do Crime inicia oitivas com Antônio Glautter e Lincoln Gakiya na quarta-feira

Diretor de Inteligência Penal e promotor com experiência no combate ao PCC serão ouvidos pela comissão presidida por Fabiano Contarato

14/11/2025
CPI do Crime inicia oitivas com Antônio Glautter e Lincoln Gakiya na quarta-feira
Relator, Alessandro Vieira quer ouvir autoridades com atuação no combate ao crime organizado - Foto: Andressa Anholete/Agência Senado Fonte: Agência Senado

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado realiza, na próxima quarta-feira (19), a partir das 9h, as primeiras oitivas com autoridades de destaque no enfrentamento à criminalidade no país. O diretor de Inteligência Penal da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, Antônio Glautter de Azevedo Morais, será o primeiro a depor.

O convite para a participação de Antônio Morais (REQ 2/2025) foi apresentado pelo relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Segundo o parlamentar, ouvir autoridades do setor é fundamental para que a comissão possa “construir um diagnóstico fidedigno da ameaça e avaliar a eficácia das políticas públicas em vigor”.

Na mesma sessão, a CPI também ouvirá o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Ministério Público de São Paulo. O convite ao promotor (REQ 3/2025) também partiu do senador Alessandro Vieira. Gakiya integra o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e, desde o início dos anos 2000, atua nas investigações sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC). De acordo com o relator, o promotor é um dos principais especialistas no enfrentamento à organização criminosa no Brasil.

A CPI do Crime é presidida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES).