Política
CPI do Crime inicia oitivas com Antônio Glautter e Lincoln Gakiya na quarta-feira
Diretor de Inteligência Penal e promotor com experiência no combate ao PCC serão ouvidos pela comissão presidida por Fabiano Contarato
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Crime Organizado realiza, na próxima quarta-feira (19), a partir das 9h, as primeiras oitivas com autoridades de destaque no enfrentamento à criminalidade no país. O diretor de Inteligência Penal da Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça, Antônio Glautter de Azevedo Morais, será o primeiro a depor.
O convite para a participação de Antônio Morais (REQ 2/2025) foi apresentado pelo relator da CPI, senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Segundo o parlamentar, ouvir autoridades do setor é fundamental para que a comissão possa “construir um diagnóstico fidedigno da ameaça e avaliar a eficácia das políticas públicas em vigor”.
Na mesma sessão, a CPI também ouvirá o promotor de Justiça Lincoln Gakiya, do Ministério Público de São Paulo. O convite ao promotor (REQ 3/2025) também partiu do senador Alessandro Vieira. Gakiya integra o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) e, desde o início dos anos 2000, atua nas investigações sobre o Primeiro Comando da Capital (PCC). De acordo com o relator, o promotor é um dos principais especialistas no enfrentamento à organização criminosa no Brasil.
A CPI do Crime é presidida pelo senador Fabiano Contarato (PT-ES).
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5SÉRIE B DO BRASILEIRO
Novorizontino e Remo empatam em duelo direto e mantêm indefinição na briga pelo acesso