Política
Moraes exalta Gonet: 'Trabalhador incansável no fortalecimento da democracia'
Ministro do STF elogia atuação de Paulo Gonet, reconduzido ao comando da Procuradoria-Geral da República após aprovação no Senado
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), destacou nesta quinta-feira, 13, o papel do procurador-geral da República, Paulo Gonet, ao classificá-lo como um "trabalhador incansável no fortalecimento da democracia".
Gonet, que teve seu mandato renovado por mais dois anos após aprovação do Senado, foi responsável pela denúncia que levou à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a 27 anos e três meses de prisão, por envolvimento em uma tentativa de golpe.
A indicação de Gonet para o segundo mandato à frente da Procuradoria-Geral da República foi aprovada na quarta-feira, 12, com 45 votos favoráveis e 26 contrários no Senado.
Os elogios de Moraes ocorreram na abertura da sessão plenária do STF, conduzida por ele devido à ausência do presidente da Corte, ministro Edson Fachin, que está em Belém para a COP 30.
Segundo Moraes, o procurador-geral "cumpriu o prometido" ao assumir o cargo em 2023, atuando "com dedicação e humildade" e demonstrando "firmeza e serenidade" em sua gestão. "Ganha a Justiça, ganha o Ministério Público e ganha a sociedade brasileira", concluiu o ministro.
Em resposta, Paulo Gonet afirmou: "O Brasil tem motivo de orgulho, porque todos aqui são ministros empenhados, talentosos, inteligentes, vocacionados para o Direito, fiéis aos propósitos democráticos da Constituição."
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec