Política
Projeto garante estabilidade a comissões provisórias de partidos antes das eleições
Proposta impede destituição de comissões provisórias após o prazo de filiação partidária, assegurando a participação de seus membros no pleito
O Projeto de Lei 4377/24, de autoria do deputado Gabriel Nunes (PSD-BA), busca garantir estabilidade aos membros de diretórios e comissões provisórias de partidos políticos após o término do prazo de filiação partidária dos candidatos.
O objetivo é impedir que diretórios nacionais ou estaduais destituam as comissões provisórias antes das eleições, o que poderia inviabilizar a candidatura de seus integrantes devido ao fim do prazo de filiação.
A proposta altera a Lei dos Partidos Políticos e está em análise na Câmara dos Deputados. Pelo texto, a estabilidade seria mantida até a diplomação dos candidatos eleitos.
As comissões provisórias são representações temporárias dos partidos, criadas enquanto não existem diretórios estaduais ou municipais.
Para Gabriel Nunes, o modelo atual prejudica a democracia, contraria a alternância de poder e favorece o autoritarismo partidário. “Pré-candidatos com propostas definidas e alinhadas ao então projeto do partido são fulminados com a destituição da comissão provisória a menos de seis meses antes da eleição”, afirmou o parlamentar.
Próximos passos
A proposta será analisada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania. Em seguida, segue para votação no Plenário.
Para se tornar lei, o projeto precisa ser aprovado pela Câmara e pelo Senado.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa