Política
Lula volta a sinalizar candidatura à reeleição em 2026 se estiver bem de saúde
Em entrevista em Belém, presidente reforça compromisso com a democracia e diz que não permitirá retorno de extremistas ao poder
O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, voltou a indicar nesta terça-feira (4) que pretende disputar a reeleição em 2026, caso esteja "bem de saúde". "Se depender de mim, ninguém de extrema-direita, negacionista, vai governar este país", afirmou em entrevista a agências internacionais, em Belém (PA), cidade que sediará a COP30 neste mês.
Lula destacou que seu esforço é para que a democracia prevaleça no Brasil. "Meu esforço é para que a democracia vença, e temos que fazer o povo compreender a diferença entre democracia e o autoritarismo", declarou o presidente.
Durante a entrevista, Lula também comentou sobre o encontro com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele relembrou o episódio em que Trump disse que havia "química" entre os dois. "Aquela história que o Trump brincou de química, a vida inteira eu digo que a minha relação com o ser humano é química", comentou Lula. "Comigo é assim, eu gosto das pessoas por olhar as pessoas."
O presidente ainda ressaltou que não vê motivos para não se dar bem com Trump. "Eu disse pra ele, a relação de dois chefes de Estado não é ideológica", concluiu Lula.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela
-
5EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa