Política
Câmara aprova PEC que torna tribunais de Contas órgãos permanentes
Proposta reforça papel dos tribunais e conselhos de Contas como essenciais ao controle externo da administração pública
A Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (4), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 39/22, que reconhece os tribunais e conselhos de Contas como instituições permanentes e essenciais ao controle externo. Como a proposta foi votada em dois turnos, o texto segue agora para promulgação.
Os tribunais de Contas atuam como órgãos auxiliares do Poder Legislativo, responsáveis pelo controle das contas da administração pública.
O texto aprovado altera os artigos 31 e 75 da Constituição Federal, estabelecendo que os Tribunais de Contas são instituições permanentes e essenciais ao exercício do controle externo nos estados, no Distrito Federal e nos municípios.
A proposta determina que o controle externo das Câmaras Municipais será exercido com o auxílio dos Tribunais de Contas dos Estados, dos Municípios ou dos Conselhos e Tribunais de Contas municipais, onde houver.
O novo dispositivo constitucional prevê ainda que a mudança se aplica à organização, composição e fiscalização dos Tribunais de Contas, bem como dos Tribunais e Conselhos de Contas dos Municípios já existentes, vedando sua extinção ou a criação e instalação de novos tribunais.
Notícias relacionadas:
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca Alagoas amplia cobertura e passa a operar também via parabólica em Banda KU
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas