Política
Projeto propõe revogação de regra que limita ações por improbidade administrativa
Deputado Alfredo Gaspar (União-AL) defende independência entre as esferas civil, administrativa e penal, e propõe mudança na Lei da Improbidade Administrativa; tema também está em julgamento no STF
O Projeto de Lei 902/25, atualmente em análise na Câmara dos Deputados, propõe a revogação do dispositivo da Lei da Improbidade Administrativa que impede o prosseguimento de ação por improbidade contra réus absolvidos pelo mesmo fato em decisão colegiada da esfera criminal.
Incluído na lei em 2021, o dispositivo (parágrafo 4º do art. 21) é criticado pelo autor do projeto, deputado Alfredo Gaspar (União-AL), que argumenta que a medida dificulta a responsabilização de agentes por atos de improbidade administrativa.
Segundo Gaspar, a jurisprudência dos tribunais brasileiros destaca a independência entre as esferas civil, administrativa e penal. “A absolvição criminal não deve impedir ações civis e administrativas, pois as instâncias são independentes”, afirma o parlamentar.
Atualmente, o dispositivo questionado é alvo de uma ação direta de inconstitucionalidade (ADI) no Supremo Tribunal Federal (STF), aguardando julgamento pelo Plenário da Corte.
Próximos passos
O projeto tramitará de forma conclusiva nas comissões de Administração e Serviço Público e de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ).
Para virar lei, a proposta precisa ser aprovada tanto pela Câmara dos Deputados quanto pelo Senado Federal.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela