Política
CPI do Crime Organizado será instalada nesta terça-feira
Comissão terá 120 dias para investigar avanço de facções e milícias; primeira reunião definirá presidente, vice e relator
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que vai investigar o crime organizado será instalada nesta terça-feira (4), às 11h. Na primeira reunião, os membros elegerão o presidente, o vice-presidente e o relator da comissão.
Proposta pelo senador Alessandro Vieira (MDB-SE), a CPI terá prazo de 120 dias para apurar, principalmente, o crescimento das facções criminosas e milícias no país (RQS 470/2025). O anúncio da instalação foi feito pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre, dois dias após a operação policial que resultou em 121 mortos nos Complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro.
De acordo com Alessandro Vieira, o avanço do crime organizado é consequência do "abandono do poder público". "Essa tragédia tem solução. Não é pauta eleitoreira, é urgência nacional", destacou o senador em suas redes sociais.
Ao todo, onze senadores vão compor a CPI, sendo que dez nomes já foram indicados pelas lideranças partidárias. Para as investigações, a comissão terá um orçamento de R$ 30 mil.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela