Política
Lula reúne ministros para discutir projeto de lei antifacção
Proposta prevê penas mais duras e novas medidas de combate às organizações criminosas; reunião ocorre no Palácio do Planalto
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reúne nesta sexta-feira, 31, com seus principais ministros para debater o projeto de lei antifacção. A proposta, que estabelece punições mais severas para condenados por envolvimento com facções criminosas, é considerada prioridade pelo governo após recentes operações policiais de grande repercussão.
Participam do encontro os ministros da Justiça, Ricardo Lewandowski; da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias; da Defesa, José Múcio; e da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira. A reunião está marcada para as 15h, no Palácio do Planalto.
Conhecido como PL antifacção, o projeto altera legislações como o Código Penal, o Código de Processo Penal, a Lei dos Crimes Hediondos, a Lei da Prisão Temporária e a Lei de Execução Penal. Entre as novidades, estão a criação do tipo penal de "organização criminosa qualificada", o aumento das penas para líderes de facções, a instituição do Banco Nacional de Organizações Criminosas e a implementação de mecanismos para acelerar a descapitalização do crime organizado.
O texto vinha sendo elaborado pelo governo há algum tempo e foi apresentado formalmente por Lewandowski em 22 de outubro. No entanto, ganhou ainda mais destaque após a megaoperação no Rio de Janeiro contra o Comando Vermelho e a ampla repercussão nacional do caso.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela