Política
Comissão debate criação de contrato futuro de leite para reduzir riscos e fortalecer o setor
A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados realiza, nesta terça-feira (4), audiência pública para debater a implementação de um contrato futuro de leite no Brasil, como forma de mitigar riscos de mercado, aumentar a previsibilidade de preços e fortalecer a competitividade do setor lácteo nacional. O debate será realizado às 15h30, em plenário a ser definido.
O debate atende a requerimento do deputado Cobalchini (MDB-SC). Segundo o parlamentar, o objetivo é discutir mecanismos que permitam garantir estabilidade econômica e previsibilidade aos produtores de leite, fortalecendo a cadeia produtiva diante da volatilidade de preços e do aumento dos custos de produção.
Cobalchini ressalta que o Brasil, apesar de registrar avanços em produtividade, enfrenta dificuldades para competir com a importação de leite subsidiado de países do Mercosul. “Essa diferença inviabiliza a continuidade de muitos produtores e ameaça a sustentabilidade da atividade no país”, afirma.
De acordo com o deputado, a criação de um contrato futuro de leite na bolsa de valores (B3) “representa uma oportunidade de prover previsibilidade de preços, atrair investimentos e permitir melhor planejamento financeiro para produtores, cooperativas e indústrias”.
Mais lidas
-
1TECNOLOGIA MILITAR
Revista americana destaca caças russos de 4ª geração com empuxo vetorado
-
2TECNOLOGIA
Avião russo 'Baikal' faz voo inaugural com motor e hélice produzidos no país
-
3VIDA SILVESTRE
Médico-veterinário registra nascimento e primeiros dias de filhotes de tucanuçu
-
4EQUILÍBRIO MILITAR
EUA manifestam preocupação com avanço da aviação embarcada chinesa
-
5OPERAÇÃO INTERNACIONAL
Guarda Costeira dos EUA enfrenta desafios para apreender terceiro petroleiro ligado à Venezuela