Política
Grupo de governadores irá ao Rio nesta quinta-feira apoiar operação policial de Cláudio Castro
Após 'convocação' de Jorginho Mello, de SC, Caiado (GO) e Ratinho Jr.(PR) confirmaram viagem na quinta-feira; Tarcísio de Freitas (SP) ainda avalia proposta
Os governadores Jorginho Mello (PL), de Santa Catarina, Ronaldo Caiado (UB), de Goiás, e Ratinho jr. (PSD), do Paraná, confirmaram presença em um encontro com Cláudio Castro (PL) na quinta-feira (30). O motivo é dar apoio à operação policial ocorrida na terça-feira (28), que deixou 121 mortos, incluindo quatro policiais.
– Nossa proposta é que os governos cedam homens de suas polícias, tanto na área de inteligência quanto no efetivo, para auxiliar o Rio de Janeiro neste momento. O combate ao crime organizado não pode ter fronteiras. É uma responsabilidade de todos – afirma Mello, em nota, autor da "convocação" aos colegas.
Tarcísio de Freitas (Republicanos), de São Paulo, foi convidado para o encontro dos governadores do campo conservador, liderado por Jorginho, mas ainda não confirmou presença. A reunião está marcada para às 18h de amanhã, no Palácio Guanabara.
Segundo Caiado, que participou de uma reunião virtual nesta manhã com Castro, Tarcísio, Romeu Zema (Novo-MG) e Mauro Mendes (UB, Mato Grosso), o Rio de Janeiro reúne lideranças do crime que estariam "imunes" às leis do país.
– Nós temos que entender que o Rio de Janeiro hoje é o local onde todas as lideranças do Comando Vermelho do Brasil estão concentradas, porque ali eles tem um verdadeiro espaço totalmente dominado e imune a qualquer ação da Justiça ou da lei do Brasil — afirmou o governador Goiano.
Mais cedo, o secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, .
– O que falei para o governador é que, creio eu, os esforços para contenção dessa crise em áreas deflagradas e ocupadas vão acontecer por parte das forças estaduais do Rio de Janeiro. Eventualmente se houver necessidade do apoio das forças de segurança para patrulhamento em outras áreas, para que não haja prejuízo da atividade policial, isso pode ser feito — afirmou o secretário, em Brasília, ao anunciar que se licenciaria do cargo para relatar um projeto de lei no Congresso.
.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4TV E ENTRETENIMENTO
'Altas Horas' recebe Ludmilla e Arnaldo Antunes neste sábado
-
5CONCURSO
Paulo Dantas anuncia 11 mil vagas no maior concurso público da história de Alagoas