Política

Alfredo Gaspar comunica a Alexandre de Moraes adiamento de visita a Jair Bolsonaro

Redação

23/10/2025
Alfredo Gaspar comunica a Alexandre de Moraes adiamento de visita a Jair Bolsonaro

Brasília – 23 de outubro de 2025

O deputado federal Alfredo Gaspar (União Brasil–AL) enviou ofício ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), comunicando o cancelamento da visita institucional que seria realizada no próximo dia 29 de outubro ao ex-presidente Jair Messias Bolsonaro.

No documento oficial nº 89/2025, emitido por seu gabinete na Câmara dos Deputados, Gaspar explica que a decisão se deve à sua atual função como relator da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do INSS, instalada em 20 de agosto deste ano. O parlamentar destacou que o cargo exige dedicação exclusiva e imparcialidade, motivo pelo qual optou por adiar o encontro.

> “Visando evitar qualquer questionamento ou ilação quanto à minha atuação na CPMI do INSS, informo que, concluídos os trabalhos da Comissão, solicitarei novamente, por intermédio do advogado de defesa do senhor Jair Messias Bolsonaro, o agendamento da visita”, escreveu o deputado.

No ofício, Alfredo Gaspar reafirmou seu respeito, solidariedade e consideração pelo ex-presidente Bolsonaro, destacando que sua decisão não representa afastamento político, mas apenas uma medida de prudência institucional diante da relevância do cargo que ocupa na CPI.

O parlamentar finalizou o documento com tom de cordialidade, expressando “protestos de consideração” ao ministro Alexandre de Moraes.

A visita de parlamentares ao ex-presidente havia sido solicitada como parte de uma série de agendas institucionais voltadas à defesa de garantias e prerrogativas parlamentares.