Política
Moraes afirma que condenação de 'núcleo da desinformação' da trama golpista cria precedente para eleições do próximo ano
Ministro do STF afirmou que Judiciário estará 'atento'
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou nesta terça-feira que a condenação dos sete integrantes do chamado "núcleo quatro" da trama golpista, decidida pela Primeira Turma do STF, serve como um precedente para casos futuros, inclusive para as eleições de 2026.
Por quatro votos a um, os ministros da Primeira Turma condenaram os sete membros do núcleo, acusados da estratégia de desinformação do grupo que tentou um golpe de Estado. O principal foco do grupo era desqualificar o sistema eleitoral.
— Para todos aqueles que insistem em desinformação, para todos aqueles que insistem na formação de discurso de ódio, antidemocrático, todos devem saber que ano que vem, que temos eleições, tanto a Justiça Eleitoral, quanto o Ministério Público, quanto a Justiça como um todo, estarão atentos, já com esse precedente do Supremo Tribunal Federal — declarou Moraes.
Como o GLOBO mostrou, essa foi a primeira vez que o STF condenou alguém por desinformação contra o sistema eleitoral. Já houve punições na seara eleitoral por informações falsas sobre as urnas eletrônicas, contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-deputado Fernando Francischini, mas isso não havia ocorrido na área criminal.
Mais lidas
-
1DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
2VIDA PROFISSIONAL
Despedida de William Bonner: dicas de Harvard para equilibrar trabalho e vida pessoal
-
3ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
4INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
5CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra