Política
Globo lança série 'Caçador de Marajás' no Globoplay após romper com TV de Fernando Collor
A série documental sobre a ascensão e queda do ex-presidente alagoano estreou nesta quinta-feira (16), poucos dias após o fim da afiliação de décadas com a TV Gazeta, controlada pela família do político.

A TV Globo transformou um dos capítulos mais polêmicos da política alagoana em conteúdo para o streaming. Poucos dias após encerrar a afiliação com a TV Gazeta, emissora controlada pela família do ex-presidente Fernando Collor de Mello, a Globo lançou no Globoplay a série documental “Caçador de Marajás”, que narra a trajetória do político.
O lançamento da série, disponível desde quinta-feira (16), ocorreu logo após o fim da parceria midiática, que vigorava há décadas e foi oficialmente encerrada em 27 de setembro. O rompimento, autorizado pelo ministro Luís Roberto Barroso do STF, transferiu a retransmissão da programação da Globo para a TV Asa Branca, de Pernambuco.
Fim de um Vínculo Polêmico
O encerramento do contrato se deu após anos de disputas judiciais. A Globo alegou que o vínculo com a Organização Arnon de Mello (OAM), controlada por Collor, representava uma "ameaça à autonomia editorial", acusando o ex-presidente de atuar nos bastidores. A tentativa da TV Gazeta de contornar a decisão, informando ao STF que Collor se afastaria do comando societário, foi classificada pela Globo como "manobra para inglês ver".
O Enredo da Série Documental
A série Caçador de Marajás, produzida pela Boutique Filmes e Waking Up Films, percorre em sete episódios a história de Collor: desde sua infância em Alagoas, passando pela ascensão meteórica à Presidência da República, até sua renúncia em 1992.
O diretor Charly Braun descreveu o projeto como uma história em que a "realidade supera a ficção". A produção utiliza um vasto acervo da própria Globo e de outros arquivos históricos.
Analistas políticos avaliam que a estreia da série, em meio à crise de afiliação e à reestruturação da rede em Alagoas, simboliza mais do que uma coincidência. O lançamento reacende o debate sobre a influência política do ex-presidente e marca o fim de um ciclo de poder e comunicação no estado.
Mais lidas
-
1COMUNICAÇÃO
TV Asa Branca corta contratos e congela novos projetos após disputa judicial com TV Gazeta
-
2CRIME
Duas prisões por crimes de pedofilia chocam Palmeira dos Índios
-
3ARAPIRACA
Prefeitura recupera vias nos bairros Guaribas e Verdes Campos em Arapiraca
-
4DIA INTERNACIONAL DA MULHER
8 de março: policial, mas antes de tudo mulher
-
5MACEIÓ
Rui Palmeira denuncia que aplicação do Banco Master foi feita com consultoria investigada pela PF