Política
Renan diz que PEC da Blindagem transformaria o Congresso em ‘covil de malfeitores’
Defensor da rejeição da PEC da Blindagem [ou da Bandidagem como alguns chamam], o senador Renan Calheiros foi uma das vozes contrárias a aprovação da proposta no Senado Federal. Para Renan, a PEC da Blindagem tornaria o Parlamento brasileiro ‘o refúgio de narcotraficantes, contrabandistas, terroristas, chefes do crime organizado, de líderes de facções e outros delinquentes’.
“Grupos com algum poder financeiro buscarão mandatos populares para se esquivar da Justiça. O Congresso será um covil de malfeitores. Qual será então o próximo passo desse Congresso? Legalizar as milícias, protegê-las, não permitir que as milícias sejam investigadas. Essa proposta é uma construção maquiavélica com etapas posteriores para eludir a própria democracia”, afirmou Renan em discurso no plenário do Senado.
Em votação nesta quarta-feira, 24, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado recusou por unanimidade a PEC da Blindagem. Os senadores aprovaram por unanimidade o parecer do senador Alessandro Vieira (MDB-SE) contrário à matéria, que vai ao Plenário. A proposição altera a Constituição para determinar que os membros do Congresso Nacional não poderão ser processados criminalmente sem prévia licença de sua Casa (Câmara ou Senado).
Além disso, o texto estabelece que a deliberação sobre essa licença se daria por voto secreto da maioria absoluta dos membros da Casa respectiva, devendo ocorrer em até 90 dias do recebimento da ordem do Supremo Tribunal Federal (STF).
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
5MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido