Política
Zenaide quer mais recursos do Orçamento para inclusão de pessoas com deficiência
Em pronunciamento no Plenário nesta terça-feira (23), a senadora Zenaide Maia (PSD-RN) reforçou a importância da efetiva inclusão das pessoas com deficiência nas políticas públicas brasileiras. Em referência à Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado no domingo (21), ela defendeu que essa parcela da população — que representa cerca de 18 milhões de brasileiros ou 8,4% da população, segundo o IBGE — deve ser considerada de forma prioritária na elaboração do Orçamento da União.
Para Zenaide, é papel do Legislativo, por meio de investimentos no Orçamento e da formulação de normas legais, garantir que todas as pessoas com deficiência tenham os seus direitos reconhecidos e respeitados. De acordo com ela, é preciso destinar recursos para investimento em acessibilidade e aprovar leis obrigando a adoção de tecnologias assistidas em todos os lugares.
— Eu cito aqui como exemplo, se eu sou um cadeirante, se aonde eu for tiver acessibilidade, aquilo deixou de ser uma barreira para mim. Se eu sou um deficiente auditivo e todos os meios de comunicação têm obrigação de mostrar a janela de libras ou então a tradução, isso deixa de ser uma barreira para mim. Porque nós temos uma gama de pessoas, centenas de milhares de pessoas neste Brasil, que venceram as barreiras impostas pela sociedade e conseguiram chegar a ocupar cargos, que têm condições econômicas de contribuir.
Zenaide destacou ainda ações de seu mandato, como a destinação de recursos para vans adaptadas e o apoio a instituições como as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) no Rio Grande do Norte.
Mais lidas
-
1CIÊNCIA E ESPAÇO
Erupções solares intensas agitam o Sol e podem impactar a Terra
-
2ABUSO DE AUTORIDADE E AMEAÇA
Escândalo em Alagoas: Secretário Julio Cezar ameaça usar o poder do Estado contra subtenente do Exército
-
3INSPIRAÇÃO NA VIDA REAL
Ator de 'Tremembé' revela inspiração para personagem Gal
-
4MUDANÇA INTERNA
Nubank enfrenta protestos e demissões após anúncio de regime híbrido
-
5DEFESA E TECNOLOGIA
Caça russo Su-35S é apontado como o mais eficiente do mundo, afirma Rostec